Tabela de conteúdos

Copaíba - Copaifera langsdorffii

A Copaíba (Matayba elaeagnoides) tanbém conhecida como copaíba, copaibeira e pau-de-óleo, é uma árvore pertencente à família das (Fabaceae) e a subfamília das Leguminosae.

upload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_7_73_copaicaaclimacao.jpg_280px-copaicaaclimacao.jpg assementeiras.wordpress.com_wp-content_uploads_2015_10_copac3adba.jpg

Características

Tende a medir de 5 a 35 metros de altura. Porém, em áreas de cerrado e caatinga sua altura varia de 1,80 a 13 metros de altura, tendo menor porte. Seu tronco é cilíndrico, curvo e pequeno. Sua casca, que tende a ter 17 mm de espessura, é áspera e se desprende facilmente quando a planta ainda é jovem. Sua coloração varia do cinza-escuro ao marrom, na parte externa, e avermelhada, na parte interna. Sua copa é ampla, porém com pouca folhagem, sendo difícil de ser confundida no meio natural por conta do tom de vermelho que atinge na primavera. Suas folhas medem de 2 a 4,5 cm de comprimento e 1 a 2 cm de largura, quando jovem a planta possui sua folhagem no tom de rosa claro. As flores são brancas com manchas rosas. O fruto é uma vagem drupácea contendo uma semente.

Época de florada e frutificação

O período de frutificação vai de agosto a outubro.

Cultivo

Por sementes.

Aves atraídas pela planta

Psitacídeos e saís, entre outros.

Ocorrência

Esta espécie em todo o Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiro, avançando para o Sudeste até o Paraná.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copaifera_langsdorffii